O meu pernalonga

Eu já ia na morfologia da ave, no seu habitat e nas suas preferências alimentares, em absurdas comparações com vampes e passerelles, mas depois risquei tudo. Não é isso o que se deve dizer do pernalonga. De resto, o campo de acção fora já abordado, ainda agora lá permaneço especado com o meu filho, ele às voltas com as salinas e os marnotos (bem conheço a sua poesia, onde a ironia disfarça o fatalismo), eu mais atento à suprema liberdade de gestos que é o voo das aves.
Porque o pernalonga andava por ali, em lentos rodeios que o traziam sempre para mais perto. Já lhe via o laranjal, as suas andas, e a sovela do seu bico a furar o lodo.
Não era dia de pressas. A sua desconfiança esfumar-se-ia e ele não deixaria de se aproximar da minha câmara.
Meu dito, meu feito. A uma vintena de metros, numa regueira com a ementa completa: a água, a vegetação, o lodaçal.
Assim me banqueteei com aqueles dois caniços alados. Romaria minhota os inventasse, tão ágeis e bailarinos. Sem um tropeção nem a ébria descompostura atordoada pelos bombos. Agora o silêncio incluía o bater de asas e a taina toda a sabedoria do mikado. Foram muitas as poses e os retratos, afinal. A vamp era irresistível e desconheço quando me reencontrarei com o pernalonga.


 

Comentários

  1. bonita fotografia, graças à confiança entre ambos.
    Boa tarde, caro Amigo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Custou um bocado ganhar essa confiança, caro Amigo. O Tempo tudo ajuda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Todas as aves são lindas. Bela foto
    .
    Saudações poéticas
    .
    “” Feliz momento ““
    .

    ResponderEliminar
  4. Em silêncio e quietos temos a companhia de muitas aves. Elas também são curiosas e fazem-se a pose.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se tivermos qualquer coisa na mão é o bastante para se assustarem. Elas lá sabem...

      Eliminar
  5. Caro João_Afonso Machado.
    Uma bela fotograafia acompanhada de um excelente texto. Ao vermos o pernalonga a caminhar na foto até sentimos o silêncio e o pequeno murmurar das águas. Confesso que adoro ver as aves no seu habitat, sejam elas grandes ou pequenas e depois temos sempre por vezes o seu canto para nos deliciar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Gekko Fries, foi a primeira vez que apanhei um destes. Não abundam por aí. Obrigado pelo sem comentário.
      Um abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário